sexta-feira, 30 de maio de 2008

Avaliação institucional



Como eu já havia exposto no post anterior, os alunos da graduação podem fazer a avaliação dos seus professores até 10 de junho. O questionário apresenta questões relacionas a forma de avaliação utilizada pelos professores, bem como a transmissão de conteúdo e outros aspectos.


Acredito que a avaliação é importante para o andamento das disciplinas e a manutenção dos professores. Lembrando que esta coleta é uma parte do processo de avaliação institucional da universidade e permite que os alunos possam participar também.


Conforme o site do Jornal da Unisinos, é mantido o sigilo absoluto quanto a identidade daqueles que responderem á pesquisa. Ao final do processo, cada professor receberá as percepções de seus alunos.


Para Fabiana Betat, estudante do 5° semestre do curso de Comunicação Social - hab. jornalismo, a avaliação não é importante, pois o resultado final não é repassado aos profesosres e, por isso, nada muda. "Eu nunca avaliei, não quero avaliar e não tenho vontade nenhuma de participar desta pesquisa, porque acho ela desnecessária. Mesmo que um professor seja péssimo, ele não será demitido ou penalizado por isso", conta. A estudante ressaltou também que a avaliação não é tão importante como a universidade considera, pois conhece muitos colegas que, como ela, não respondem a pesquisa.


Já o professor Carlos Alberto Jahn, da disciplina Seminário Américo-latino Comunicação e Desenvolvimento Sustentável, a avaliação é importante tanto para os alunos, quanto para a Instituição. Sendo esta última, a maior benemérita da pesquisa. "A Unisinos, por ser uma entidade particular, precisa da aceitação dos seus "clientes". Certamente esta avaliação é de cunho econômico, o que não deixa de ser relevante também para os alunos", declara. Questionado sobre a percepção que ele tem de ser avaliado, Jahn diz que a maioria das sugestões, reclamações e dúvidas dos alunos, têm sido realizadas pela Universidade. "No semestre passado, por exemplo, um grupo de professores do Centro do Direito foram demitidos por reclamações feitas pelos alunos através da avaliação. Por isso, a pesquisa também serve como um "chamamento" a nós - professores - de nos atualizarmos quanto aos conteúdos repassados e as formas de distribuição, avaliação em aula", diz.


OBS: o formúlario pode ser acessado, pelos alunos, através do site da avaliação institucional ou da Minha Unisinos.

Nenhum comentário: